A sua dieta estacionou? O que fazer? Cuidado: pode ser o efeito platô

Estou vivendo isso ultimamente...então resolvi saber mais pra compartilhar com vocês... quem sabe tem mais gente passando pelo mesmo que eu.... vamos lá então....

A sua dieta estacionou? O que fazer? Cuidado: pode ser o efeito platô


Os quilos despencam em queda livre nas primeiras semanas do novo plano alimentar, mas depois o ponteiro da balança estaciona? Isso não é, e nem pode ser, um motivo para desânimo. Descubra o que pode estar errado e vá em frente.

Quem faz dieta para redução de peso deve sentir raiva daqueles quilinhos que teimam em aparecer na balança, mesmo com muita disciplina e, algumas vezes, sacrifício. A sensação de que a dieta parou de dar resultados é horrível! Desanima qualquer um! Sem ver os efeitos positivos, fica muito difícil não retomar aos velhos hábitos alimentares e voltar a engordar.

Antes que isso aconteça, é preciso entender que a maioria das dietas têm um efeito de “emagrecimento” rápido no início e reduz o ritmo ao longo dos dias. Isso ocorre porque inicialmente se perde, sobretudo, o excesso de líquido do organismo, o que faz uma grande diferença na balança.

Depois de algumas semanas, a perda de peso na balança passa a ser mais lenta, o que dá a falsa sensação de que a dieta parou de funcionar. Para não desanimar, é bom saber que esse processo é considerado normal. Claro que quem faz dieta quer alcançar sua meta o quanto antes. Mas o importante é ter consciência de que quanto mais lento e gradual for o seu emagrecimento, maiores serão suas chances de conseguir uma mudança definitiva dos hábitos errôneos e de se manter no peso ideal.



Agora, se o ponteiro da balança realmente resolveu estacionar por um bom tempo, precisamos descobrir o que há de errado, já que existem vários motivos que podem levar um plano alimentar ao fracasso. Primeiro: como você está se alimentando? Apenas seguir um cardápio com poucas calorias e pouco variado é o primeiro passo para ceder aos alimentos proibidos. Quando a dieta é muito rígida, é fácil resistir no início, porém não vai demorar a abrir exceções. Então, é claro que a perda de peso vai parar nesse ponto.

O uso de medicamentos como inibidores de apetite e redutores de absorção também dificultam o caminho até sua meta. Esses produtos acabam perdendo seus efeitos por causa de mecanismos de tolerância do organismo. Depois de um tempo, você percebe que o tamanho da sua fome volta a ser como antes e aqueles quilos que você perdeu, geralmente, reaparecem. Portanto, vale ressaltar que o importante não é a velocidade e facilidade que se emagrece, mas, sim, com que qualidade. Se esse processo de emagrecimento não for com tranqüilidade, qualidade e bom senso é muito provável que seu plano alimentar realmente pare de funcionar e você volte a engordar.

Um terceiro e importantíssimo fator pelo qual sua dieta pode perder força e seu plano de emagrecimento ir por água abaixo, é a prática de atividade física. No começo, todos se sentem estimulados a malhar. Mas se o exercício não for um hábito em sua vida, existe uma forte tendência a largá-lo logo nos primeiros dois meses. Com isso, o gasto calórico tende a ser menor, dificultando muito mais a eliminação de gorduras.

A dieta também pode ter sua parcela de culpa. Não pode ser muito restrita, nosso corpo pode ter reações que dificultam a perda de peso com práticas assim. Quando ele é submetido a uma redução calórica muito drástica, o organismo se defende, reduzindo o metabolismo. Ou seja, o corpo começa a trabalhar em uma marcha mais lenta e armazena praticamente tudo o que você come em forma de gordura. Afinal, ele não sabe quando vai voltar a receber alimento para manter suas funções básicas.

Para emagrecer, não existem milagres. É preciso não desanimar e não colocar tudo como um grande sacrifício, mantendo sempre em mente que adotando hábitos de vida saudáveis e tendo uma alimentação equilibrada e variada, sua meta será alcançada com muito mais rapidez e qualidade.

Gostei bastante dessa matéria acima, mas eu no momento estou no que diz abaixo, efeito platô..hehehe... quero emagrecer só mais 3Kg, mas isso tá tão..mas tão dificil... mas vou continua tentando... uma hora vai...vamos saber mais...sobre isso...

Você seguiu a dieta direitinho, praticou atividades físicas, emagreceu e de repente… O ponteiro da balança estacionou. E o pior: você ainda não chegou ao seu peso ideal. Esse é o chamado efeito platô.

“Os estudos mostram que o platô pode acontecer em vários momentos durante o processo de emagrecimento“, diz Márcio Mancini, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para os Estudos da Obesidade, em entrevista à revista BOA FORMA. Geralmente o problema aparece quando se está muito próximo do peso ideal. Aqueles últimos quilinhos são os mais difíceis de perder.

O que fazer então? Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando. Ou seja, fique longe das dietas radicais. Também não vale malhar em dobro.

Parece uma missão impossível, né. Calma, nem tudo está perdido! Existem algumas estratégias para driblar o efeito platô. É preciso ter paciência e persistência. Só não desista! Veja aqui seis dicas bacanas dos Vigilantes do Peso, publicadas na revista BOA FORMA:

1. Coloque na cabeça que tudo pode ser superado, inclusive o platô. Tenha pensamentos positivos! Não mande mensagens para o cérebro do tipo “nunca consigo perder mais de 5 quilos”. Com uma nova estratégia de combate à gordura, você sempre vai perder outros quilinhos, mesmo que demore um pouco.

2. Parar de comer é um erro. Em vez de tirar mais alimentos do seu prato, substitua aqueles que você já vem comendo há algum tempo por outros de igual qualidade. Está farta de peito de peru? Ataque de atum ou outra proteína.

3. Não suba na balança diariamente, pois não existe mudança real em 24 horas. Quer se pesar? Faça isso a cada semana e, mesmo assim, saiba que seu corpo pode estar melhor sem que a balança indique a mudança. Afinal, esse equipamento não sabe a diferença entre gordura e músculo.

4. Melhor do que se orientar pela balança, é tirar as medidas com uma fita métrica. Mesmo sem alteração de peso, a cintura pode estar mais fininha e isso vai dar um novo ânimo na sua vida.

5. Não se mate em cima de uma esteira. Isso vai provocar mais ansiedade. A dica é criar desafios no treino que possam ser superados. Se você caminhava 4 quilômetros em meia hora, tente andar 5. Ou então varie o exercício.

6. Cansou? Pare, beba um pouco de água e, então, continue o exercício. Lembre-se: você não é uma atleta, mas uma mulher que respeita seus limites e que tem consciência de que pode vencê-los.


Pessoas qualificadas que transformem a prática de exercícios físicos em um estilo de vida. Em suma, transformam tudo em uma meta para sua saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas