Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos...

Nunca fui muito de beber, mas sempre que saia gostava de tomar uns drinks, SIMMM.... aqueles com vodka..leite condensando.. sorvete... são maravilhosos... mas tive que deixar de lado também, por causa da glicose e porque são muito calóricos... Pois é ... hoje eles não fazem mais parte da minha vida.. e eu continuo saindo normalmente ... e acreditem... não sinto falta... tomo um suco... água... me viro...hehhee... Mas então vamos ao que interessa... vamos saber um pouco mais sobre isso.....

Cada grama de álcool possui 7 calorias, muito mais se comparada ao carboidrato e a proteína, que fornecem 4 calorias por grama. As calorias do álcool não possuem nenhum valor nutritivo. Cada tulipa de chope contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês.. (nossaaaa... mil vezes um pãozinho... é que não gosto de chope hehe)

A bebida alcoólica prejudica a dieta? Por quê?
Sim, consumir algumas doses de bebida alcoólica, mesmo que eventualmente, pode parecer inofensivo, mas pode colocar a perder todo o esforço e disciplina de uma semana inteira. O álcool diminui a capacidade de absorção dos nutrientes, o organismo pode ficar com deficiência de vitaminas, sais minerais e proteínas. Seu consumo causa desidratação e diminui a taxa de glicose no sangue.



Quando se trata de bebidas alcoólicas e reeducação alimentar, devemos seguir algumas dicas:

1. A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, independentemente se seu objetivo é o emagrecimento. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência e seu uso frequente e em excesso pode causar doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.

2. Sempre intercale as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de ingerir bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com a bebida e mantém-se hidratado, pois o álcool tem efeito diurético. Use gelo para diluir as bebidas alcoólicas destiladas.

A bebida pode prejudicar o desempenho de quem costuma correr, pratica bicicleta e outras atividades aeróbicas?
Quando praticamos exercícios físicos, nosso organismo perde muita água através da eliminação de suor. Com a ingestão de bebidas alcoólicas, esse processo é acelerado, comprometendo a hidratação do organismo e podendo causar séria desidratação.

E para quem faz musculação, a bebida alcoólica pode também prejudicar os ganhos? Por quê?
O álcool é muito calórico, libera insulina no organismo e diminui a glicemia. Quando isso ocorre, o corpo precisa buscar outras fontes de energia e, por isso, usa o estoque proteico dos músculos, resultando num intenso catabolismo que é a perda de massa magra (músculos). Além disso, o consumo de álcool causa deficiências de vitaminas B1, B2, B6, B2 e C, muito importantes para auxiliar no aumento da massa muscular.

O vinho também prejudica a dieta?
O vinho só tem capacidade terapêutica quando administrado na dose certa. Em excesso, se tornará prejudicial devido ao seu teor alcoólico.

Fala-se que o vinho tem propriedades antioxidantes? Devemos evitá-lo mesmo assim?
O vinho tinto é rico em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce. Possui flavonoides, substância que aumenta a concentração do bom colesterol (HDL), e possui compostos que protegem o sistema cardiovascular. Mas esses benefícios só serão aproveitados se for consumido com moderação e o indivíduo ter outros hábitos saudáveis, como seguir uma dieta adequada e praticar exercícios físicos. Se a pessoa tomar algum medicamento, for hipertensa ou tiver diabetes, o álcool terá um efeito totalmente maléfico.

Fonte: Google.

Comentários

Postagens mais visitadas