Os benefícios e cuidados com o mel.

O mel conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia. 

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente no mel e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial. O mel é um amigo do coração, do intestino, dos pulmões, dos músculos e da circulação. Ele ajuda nos tratamentos de queimaduras e tem sido associado à redução do risco de câncer. Ah, e ele tem propriedades calmantes!
Para aproveitar todos os benefícios que este produto apresenta, verifique sempre no ato da compra a procedência do mel. A variação da cor se deve à diversidade das flores utilizadas pelas abelhas para a sua produção.

ATENCAO: O mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isto porque este alimento rico em açúcar pode levar a picos de glicemia no organismo. Grávidas também devem ficar atentas ao mel e procurar incluí-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional. 

Como o mel é muito calórico e rico em açúcar o consumo em excesso pode causar o ganho de peso. Além disso, grandes quantidades de mel, assim como o açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue rapidamente, fazendo com que os níveis de insulina aumentem e consequentemente a longo prazo isso pode levar a resistência à insulina que favorece o diabetes tipo 2.



Comentários

Postagens mais visitadas